domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Doutrina Espírita permite a participação na Ordem Demolay e Maçonaria?

Nosso irmão Carlos Eduardo, também nos enviou esta pergunta:

"A Doutrina Espírita permite a participação na Ordem Demolay e Maçonaria?"

Antes de mais nada, devemos lembrar que o leitor talvez não saiba o que são esses grupos. A Maçonaria é uma sociedade discreta de caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.

A Ordem Demolay é uma ordem filiada à maçonaria de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos , patrocinada pela Maçonaria, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 18 de Março de 1919 em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921.

Você pode, perfeitamente, ser espírita e maçom, como rosacruz, esoterista ou mesmo da ordem Demolay, se sentir necessidade disto. Não temos nenhuma crítica a fazer a qualquer filosofia ou religião, por isso, tudo depende da sua necessidade. Se o Espiritismo não preenche totalmente os seus anseios, não responde as suas indagações mais íntimas você pode buscar noutro pensamento filosófico.

Às vezes as pessoas se tornam espíritas mas sente falta dos rituais, liturgias e formalismos, e procuram complementar essas faltas com pensamentos filosóficos elevados, como é a maçonaria e outros.

Você deve seguir sempre o seu coração. Ninguém deve dizer a você para fazer ou deixar de fazer, para acreditar ou deixar de acreditar, pois você tem o livre arbítrio. Muitas pessoas não tem essa necessidade e são somente espíritas, ou somente maçons. Outros, embora sendo espíritas, estão ávidos de conhecimentos e adentram essas escolas iniciáticas para aprender os seus mistérios.

Um dia os homens não terão mais rótulos religiosos. Ninguém se dirá católico, protestante, induísta, muçulmano, cristão, espírita, rosacruz, agnóstico ou qualquer outra coisa, porque a única identificação que trará consigo é o amor. Ame o quanto puderes, e seja o que quiseres.

Há porém, muita discussão a respeito da seguinte pergunta: Seria Allan Kardec, um Maçom? Existem indícios e controvérsias. No site Espírito.org, você pode conferir esta matéria clicando aqui.

Além disso, existem livros que incitam uma relação existente entre a Maçonaria e o Espiritismo. Vocês podem conferir isto no livro "Maçonaria e Espiritismo: Encontros e Desencontros" da editora Madras. Existe também um DVD de Divaldo Franco a respeito desta relação, o nome é "A Maçonaria e o Espiritismo".

12 comentários:

  1. Eu tenho 17 anos sou Demolay e Espirita, Capítulo Vila Velha 147.

    ResponderExcluir
  2. não me interessa oque os outro pensam, sou espirita, mas acha que eu ligo pro cara ali emcima que diz: Todos do Demônio..........

    Sério, oque um cara desse é? um sem vida, que a mamae faz tudo?

    ResponderExcluir
  3. Todos do demônio² (principalmente os que não sabem nem escrever corretamente!!!)

    Eu tenho vida, graças a Deus!
    E não preciso de minha mamãe para fazer mais nada, pois sou muito bem sucedida!!!
    Retribuo a ela, tudo o que já fez por mim!

    Aqui na Terra qualquer um pode ser o que quiser!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou maçom e espíirita sim. E existem muitas semlhanças entre as filosofias também, apesar da maçônaria deixar livre a "resposta" para o que aconteceu após a morte de acordo com a religião de cada pessoa, os ideias de fraternidade e caridade são os mesmos do espiritismo.

    Em minha loja existem outros irmãos espíritas e no centro espírita o qual frequento existem pelo menos outros 3 maçons também.

    A critério de curiosidade: Allan Kardec foi maçom iniciado no Grande Oriente da França ao que tudo indica.

    ResponderExcluir
  5. "Aqui na Terra qualquer um pode ser o que quiser!!! "

    É verdade,é possível ser qualquer coisa na Terra,inclusive uma biltre sem noção que fala de assuntos que não conhece e ainda agride pessoas que não puderam ter acesso a uma educação mais apurada,reflita e estude você garota,existe algo chamado liberdade de expressão que costumamos respeitar,aliás,quem tem um pingo de inteligência respeita...Ah,e o demônio só existe pra quem carrega o mal dentro de sí!!!É o seu caso????

    Belo post,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. acreditar é tudo. acredito no que Divaldo Franco disse no programa transição, lá ele afirma que o demonio só existe para aqueles que o acreditam, e digo mais em especial aos cristãos, Jesus nos ensina que tudo será conforme credes, bom ele e Divaldo são para mim dois grandes mestre na diciplina de viver bem e em comunhão com deus. pensem nisso.

    ResponderExcluir
  7. Sou da Ordem Internacional do Arco Íris para meninas,achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  8. Maçom que é maçom de verdade não sai por aí dizendo...

    Cada qual com sua religião e afins...

    Interessante a materia ^^

    ResponderExcluir
  9. Sou agnóstico. Não vou fazer o que sempre faço em discussões, pois aqui cabe apenas comentários resumidos. O trabalho que os espiritas fazem é excelente, no âmbito emocional, pois trata todos com respeito e paralelo às religiões. A Maçonaria, o mesmo, é paralela, e jamais entra em discussão sobre esta ou aquela religião. Claro, quanto às crenças, acho que todos estão equivocados, a ciência prova até o limite o que existe, e o que não consegue provar, obviamente é produto da ilusões e criatividade induzidas pela máquina que é o cérebro. Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, o próprio Kardec, escreveu: "A única fé imbativel, é aquela que pode ser colocada frente à frente com a razão". Ou seja, se a Ciência provar que Deus não existe, deveremos acreditar nela, o que não é o caso até hj, muito pelo contrário, qto mais a ciencia se aprofunda nas miudezas da Natureza, mais vai se aproximando da parte espiritual que é nossa verdadeira natureza.

      Excluir
  10. sou Demolay, Maçon e Espitita, tenho 24 anos nasci praticamente dentro dessas instituições, me sinto completo pois a Maçonaria e a ordem Demolay me possibilitam a pratica do trabalho a luz do espiritismo divulgando sua filosofia pela pratica diária e auxiliando irmãos que por diversas vezes nos procuram pedindo auxilio no equilíbrio de suas condutas...um triplice e fraternal abraço. inclusive estamos com um gurpo de estudos so com Maçons, Demolays e Filhas de Jo em prou do estudo da doutrina, o nome do grupo e grupo de estudos espiritas Leon Denis.
    obs:sou do cap. Reis Magos n15 e da Loja Augusto Simoes 26(GLERN). Natal-RN.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...