domingo, 27 de janeiro de 2013

Resgate Coletivo em Santa Maria - RS (2013)

Para todos os fenômenos da vida humana, há sempre uma razão de ser. No dicionário Espírita, não deve constar a palavra “acaso”, ainda que as situações se nos afigurem insuportáveis. A tragédia em Santa Maria, Rio Grande do Sul nos expõe, de maneira evidente, um episódio de resgate coletivo. Qual o significado das centenas de pessoas desencarnarem coletivamente? Acidente? Despreparo? Negligência? Cujas dimensões deixaram o mundo inteiro consternado? Para as tragédias coletivas, a Doutrina Espírita tem as explicações prováveis, considerando que, nos Estatutos de Deus, não há espaço para injustiça.


Em verdade, "as grandes provas são quase sempre um indício de um fim de sofrimento e de aperfeiçoamento do Espírito, desde que sejam aceitas por amor a Deus”. (3)
As tragédias ocorrem com o fim de fazer o homem avançar mais depressa. A destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos, que adquirem, em cada nova existência, um novo grau de perfeição. "Esses transtornos são, freqüentemente, necessários para fazerem com que as coisas cheguem, mais prontamente, a uma ordem melhor, realizando-se em alguns anos o que necessitaria de muitos séculos.”


Antes de reencarnarmos, sob o peso de débitos coletivos, muitas vezes, somos informados, no além-túmulo, dos riscos a que estamos sujeitos, das formas pelas quais podemos quitar a dívida, porém, o fato, por si só, não é determinístico, até, porque, depende de circunstâncias várias em nossas vidas a sua consumação, uma vez que a Lei de causa e efeito admite flexibilidade, quando o amor rege a vida e "o amor cobre uma multidão de pecados.” (6)

Aquele que se compraz na caminhada pelos atalhos do mal, a própria lei se incumbirá de trazê-lo de retorno às vias do bem. O passado, muitas vezes, determina o presente que, por sua vez, determina o futuro. "Quem com ferro fere, com ferro será ferido" - disse o Mestre. Porém, cabe a ressalva de que nem todo sofrimento é expiação. No item 9, Cap. V, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec assinala: "Não se deve crer, entretanto, que todo sofrimento porque se passa neste mundo seja, necessariamente, o indício de uma determinada falta: trata-se, freqüentemente, de simples provas escolhidas pelo Espírito para sua purificação, para acelerar o seu adiantamento." (7)

Esse artigo é uma adaptação do original escrito por Jorge Hessen
E-Mail: jorgehessen@gmail.com
Site: http://jorgehessen.net
Blog: http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com

Fontes:

(3) Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, RJ: Ed. FEB, 1989, Cap. IX
(6) Cf. Primeira Epístola de Pedro Cap. 4:8 
(7) Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1989, Cap. V

36 comentários:

  1. Fizemos esta postagem, em solidariedade aos familiares das vítimas da tragédia de Santa Maria.
    Que nosso Pai abençoe e conforte esses corações.
    Que assim seja...

    ResponderExcluir
  2. Como é dificil perder uma pessoa jovem com a vida toda pela frente,passei por isso a dois meses atras q Deus posso contortar o coração dessas familias

    ResponderExcluir
  3. Que Deus tenha misericórdia desses espíritos que acabam de desencarnar em Santa Maria (RS).

    ResponderExcluir
  4. Da mesma forma que rogo a Deus pela evolução de todos os desencarnados dessa tragédia, rogo a Deus pelo conforto de seus familiares.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de fazer uma pergunta, então o motivo de muitas tragédias, que acontecem com pessoas no mundo todo, é apenas o destino que ela mesmo escolheu? Para purificar seu espirito mais rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pode ser e pode não ser. Há espíritos que escolhem o destino para uma evolução mais rápida e há aqueles que "chegam" a este destino por conta da "Lei da Causa e Efeito".

      Excluir
    2. Achei muito estranho, a tragédia acontecer no dia 27 em que se comemora o dia das vitimas do holocausto. Uma outra estranha coicidencia e como a boate pegar fogo e ninguem morrer queimado e sim asfixiado. O mesmo gas emitido pela espuma era o mesmo utilizado nas camaras de gás dos nacistas. Fiquei com muito dó das familias, mas ha indicio que estes espiritos pagaram uma grande divida

      Excluir
    3. eles já haviam pago com a sua vida, não precisavam de uma morte dessas, pois eram pessoas iluminadas.. :(

      Excluir
    4. Eu entendo que; as pessoas envolvidas nesse desencarne coletivo; não foram executadas no passado, pagando com suas vidas, mas sim mandantes ou executadores. Esse deve ser o motivo do desencarne precoce. Me corrijam se eu estiver errada.

      abraços

      Excluir
    5. não é isso que diz o texto,o texto diz que pode ser isso, ou simplesmente o espirito não teve escolha


      quem garante que esses mortos não tenham sido um exercito, no vietnam, ou o clero das inquisições, ou mesmo os nazistas??

      isso não é uma ofensa aos mortos e nem aos familiares, mas são possibilidades, por isso nos é dado o bebneficio do esquecimento das vidas passadas, pois não suportariamos hoje sabermos que fizemos parte de um desses grupos

      Excluir
  6. Que Deus os iluminem nessa passagem para outro plano.

    ResponderExcluir
  7. Que o senhor Jesus possa receber todas as almas e confortar os corações dos entes, amigos, conhecidos que ficaram aqui

    ResponderExcluir
  8. Belo texto, esclarecedor.
    Estava mesmo procurando a explição da doutrina para o ocorrido.

    ResponderExcluir
  9. A perda de forma trágica é sempre tormento e abalo em nossas convicções mais íntimas. Que os jovens de Santa Maria possam ser lembrados em preces de conforto aos familiares e alento e luz a esses jovens que chegam ao outro lado da vida, muitos deles sem a consciência da perda somente do corpo físico. A dor é incalculável e a saudade existe nos dois mundos, mais a certeza de que a vida continua é bálsamo capaz de cicatrizar as feridas mais profundas.
    Fé e força é o que desejamos.
    Oremos.
    http://paraqueservemosdias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estava hoje mesmo conversando com minha mãe sobre Resgate Coletivo e os motivos que levam a isto e como se processa. Expliquei-lhe sobre a evolução e o crescimento espiritual que se processa em situações semelhantes e que são, de maneira geral, de escolha do espírito encarnado. Algum tempo depois estava vendo a lista de mortos com suas fotos e percebi que a maioria dos nomes tinham sobrenomes italianos ou alemães, o que me fez pensar que alguns destes espíritos poderiam ter vivido na época da II Guerra Mundial e, ao desencarnar, decidiram migrar para os núcleos espirituais sobre o Brasil. Esta é uma hipótese provável já que a maioria dos desencarnados estava na faixa entre 18 e 25 anos, nascidos após 1985, ou seja, mais de 40 anos após o fim da II Guerra Mundial. Além disso, a região recebeu inúmeros imigrantes alemães e italianos no século anterior. É algo a se pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estive pensando nisso, Newton. Ainda mais se pensarmos que a maioria desencarnou por asfixia. O local fechado se tornou praticamente uma câmara de gás. Oremos por esses espíritos...

      Excluir
    2. ´Pensei nisso tembém. As vezes são espíritos que de uma forma ou de outra participaram das atrocidades do nazismo (câmara de gás)e agora pela lei, pagaram o débito.

      Excluir
    3. Entre coincidências e evidências, mais uma informação reforça esta tese: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/tragedia-em-santa-maria/incendio-em-boate-no-rs-gerou-o-mesmo-gas-usado-por-nazistas,c2c7020f15b8c310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

      Excluir
    4. Muito parecido com camaras de gaz, mas, é assim, os campos nazistas tinham centenas de soldados e mulheres a serviço da alemanha, sem comentario, todas as almas ja estão sendo recolhidas porque todos somos filhos de DEUS.ORAÇÕES AOS JOVENS EAOS FAMILIARES.

      Excluir
    5. Ouvi hoje, no centro que frequento; a palestrante; lembrando que dia 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, mesmo dia da tragédia, mesmo tipo de morte asfixia.
      Foi tema da palestra dela também provação/expiação, por isso cheguei aqui neste blog. Estou pesquisando um pouco mais sobre.
      Peço a Deus que receba todas essas pessoas com muito carinho, muita luz e que emane conforto para as famílias.

      abraços e fim com Deus

      Excluir
    6. Hoje vi uma notícia no site da revista Info que o gás liberado durante o incêndio foi cianeto, o mesmo que os nazistas usavam nas câmaras de gás. Já havia lido que provavelmente essas pessoas que morreram foram oficiais e soldados nazistas que mataram os judeus e os outros perseguidos em câmaras de gás e as circunstâncias das mortes, a "mesma" forma de morrer, é tudo muito interligado mesmo.

      Excluir
    7. Concordo Newton, tambem pensei em algo similar...porem eh muito delicado falarmos sobre isso... neh? Pois podem interpretar-nos mal!
      Peco a Jesus e aos espiritos que amparem os coracoes dessas vitimas!

      Excluir
    8. foi a primeira coisa que notei os sobrenomes italianos e alemães

      Excluir
    9. Eu mesma sou aqui do RS e descendente de alemães e austríacos, e não tinha me dado conta disso. Minha mediunidade é premonitória e eu sonhei com essa tragédia um ano antes. Não tinha idéia do que era na época, mas hoje, faz sentido. Que todas essas almas estejam em paz.

      Excluir
  11. Minha solidariedade e sentimentos ao povo de Santa Maria, a morte nunca nos é bem vinda, mas creio que não se acaba, creio que há mais mistérios além morte, creio que como espíritos em evolução, temos sim chances de nos regenerar...que os espirítos sejam guiados a luz, que Jesus Cristo em sua misericórdia abrande os corações de todos os familiares...

    ResponderExcluir
  12. Muitas familias perderam seus filhos e muitos jovens tiveram seus sonhos interrompidos nesse acidente irresponsável, cruel e muito doloroso.Uma das piores formas de morte. Não dá pra poetizar nem enfeitar, muito menos mascarar essa dor. Não existirá palavra bonita que tornará isso bonito e nem consolo pra quem perdeu seu ente querido. Triste fatalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, discordo da (fatalidade) , fatalidade é quando um raio cai na cabeça de alguem, ou meteoro, ai foi mesmo negligencia das autoridades, e espero q paguem pelo q fizeram

      Excluir
  13. que deus ilumine o caminho dos famíliares para que possam viver mesmo com aperda de um ente querido ,e que ponha as almas dos jovem da tragedia em umn bom lugar ...

    ResponderExcluir
  14. deus como todo nunca faz injustiça certamente era assim que tinha que ser infelizmente foram muito jovem para quem os conhecia deve estar sendo muito doloroso que jesus tenha misericórdia de cada familiar e de cada conhecido que certamente esta sofrendo para quem não os conhecia também está sendo muito difícil,um abraço carinhoso para todos....

    ResponderExcluir
  15. Aquela foto deles no banheiro, uns em cima dos outros... antes de perceber os detalhes dessas informações, a primeira imagem que veio na minha cabeça foi essa... parecia um campo de concentração. Faz sentido!

    ResponderExcluir
  16. Profundamente verdadeiro o conteúdo deste artigo!! Em algumas redes sociais,só porque tive a coragem e a frontalidade de expor minha opinião e o que fiquei(parcialmente) sabendo por vias mediúnicas,eis que houve críticas contumeliosas por parte de gente,ou desequilibrada,ou muito imatura - bem, isso não importa. O fato é que,perante a Lei Maior,a Lei de Deus - perfeita,até e especialmente na ação da terrível Mestra Dor - TUDO tem sua razão de ser, e a realidade é que somente vem PARA nós aquilo que vem DE nós mesmos.Solidarizo-me profundamente com nossos compatriotas gaúchos,e espero que a pedagogia severíssima da Mestra Dor possa ser atenuada,neste mundo.Além disso,houve muitas falhas que ensejaram tão terrível evento,só que,numa visão espiritualista e equilibrada,não há dúvidas de que tal evento comportou,sim,um acerto kármico,tanto do nazismo (câmaras de gás) quanto do terrorismo árabe de décadas atrás. Tais espíritos,desencarnando em tão dramáticas condições,ACEITARAM,antes de reencarnarem,que ISTO PODERIA ocorrer - poderia ter sido,ou evitado,ou atenuado,mas não, o fato é que ocorreu.Vamos continuar orando e mentalizando pelo bem dos que se foram e dos que ficaram,na certeza de que,mesmo na dor pungente,aprendemos muito,inclusive e principalmente,em termos de exercício de solidariedade.Esta é a minha mais sincera e denotativa opinião,a respeito. 2013 está apenas no início,o mundo,como está,precisa evoluir,e que possamos evitar tal evolução sob o guante duríssimo da terrível Mestra Dor. Deus nos abençoe,a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja!

      É um momento para todos, o mundo refletir e nos questionarmos.
      O QUE ESTAMOS FAZENDO COM NOSSAS CRIANÇAS, IDOSOS E A EDUCAÇÃO E O RESPEITO. É MOMENTO DE MUDANÇA!!!

      Excluir
  17. Sou espirita a 30 anos e pelo meu humilde conhecimento tudo levar a crer que realmente e um resgate coletivo relacionado ao holocausto.Mas devemos tomar muito cuidado ao expormos nossas opiniões fora do espiritismo,afim de evitar maiores sofrimentos aos familiares oque devemos fazer e orar muito para os espiritos destes jovens e pedir força e coragem para os seus familiares para que possam continuar suas caminhadas.

    ResponderExcluir
  18. Eu também havia pensado nessa possiblidade por isso inclusive encontrei este blog, mas não nos esqueçamos que deve servir apenas como estudo da doutrina, e jamais como julgamento, pois é possível que mesmo um de nós tenhamos sido soldados nazistas ou terroristas, e estamos aqui em busca de nossa evolução...

    ResponderExcluir
  19. Meus amigos.Por fazer um comentário em um site de grande fluxo de leitores do que poderia ser a causa dos desencarnes prematuros das pessoas naquela boate em Santa Maria fui mal compreendido e estou censurado. É uma pena que tenha sido mal interpretado. De qualquer forma, tenho consciência de que tudo fiz no sentido de esclarecer. Talvez tenha sido precipitado em um momento de extrema dor para familiares e todos os brasileiros consternados por esta tragédia. Não tenho como pedir perdão e nem voltar atrás. Fica, porém, a certeza que precisamos avançar muito para sermos melhor compreendidos.

    ResponderExcluir
  20. É natural que todas as pessoas que tenham um pouco de conhecimentos espirituais e históricos, tenham ligado o fato lamentável às câmaras de gás etc., eu mesma fiz esta ligação. Entretanto, não temos ainda condições de prescrutar os desígnios relativos ao Karma e o bom senso nos indica que neste sentido, o silêncio e a oração é o mais indicado para não ferirmos corações já dilacerados pela dor, o que "poderá" resultar em karma negativo para nós mesmos!
    Entretanto, antes de olhar para o aspecto karmico que em primeira análise significa AÇÃO, a vida é feita de ações (NO PRESENTE) e que destas ações resultam consequências boas ou más.
    No caso em questão, não podemos esquecer a sucessão de NEGLIGÊNCIAS que resultou na morte prematura de inúmeras pessoas, isto é FATO, e a este respeito podemos e devemos interferir, exigindo das autoridades em todos os âmbitos, a segurança mínima que todos merecemos!
    Sempre é preferível avaliar Causa e Consequência (KARMA) no Presente, aqui e AGORA, pois tudo que temos efetivamente é o PRESENTE.
    Paz e Luz a todos os seres!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...