sábado, 15 de janeiro de 2011

Como o Espiritismo explica o "Crescimento Populacional"

Recebemos via email faz algumas semanas, a pergunta do nosso amigo Flávio Cella, ele fez a seguinte pergunta:

"Uma vez que todos nascemos de reencarnações, como o espiritismo explica o crescimento populacional?

Desde já agradeço.
Flávio Cella"


Então, como o Espiritismo pode explicar o crescimento vertiginoso da população se nós nascemos de sucessivas reencarnações? Para responder essa pergunta, consultamos uma página na qual Astolfo O. de Oliveira Filho, responde esta pergunta. Confira:


Um leitor desta revista apresenta-nos uma questão já levantada anteriormente por outros leitores. Trata-se do crescimento populacional da Terra. Pergunta ele como podemos justificar, à luz da doutrina da reencarnação, o aumento contínuo da população do planeta. De onde viria esse acréscimo extraordinário que se verifica a cada ano em nosso globo?


O crescimento da população da Terra tem sido, como sabemos, utilizado com frequência pelos que combatem a ideia da reencarnação, mas essa é, em verdade, uma crítica infantil à palingenesia.


É bom recordar que em 1964, em mensagem publicada no Anuário Espírita, André Luiz (Espírito) revelou-nos que a população desencarnada da Terra andava perto de 21 bilhões de Espíritos. Como o planeta registrava na época cerca de 3 bilhões de habitantes – equivalente a 1/8 do contingente total de encarnados e desencarnados –, não é difícil entender que a margem para o crescimento populacional em nosso globo é muito grande.

Há, além disso, um fato que os espíritas conhecem e que tais pessoas evidentemente ignoram, que é o processo migratório que se verifica entre os diferentes planetas, de tal modo que podemos comparar nosso globo a uma cidade universitária que recebe periodicamente novas levas de estudantes provenientes de outras localidades.




Obviamente, o aumento do número de habitantes encarnados guarda relação com as possibilidades de subsistência que o globo apresenta, o que indica que esse aumento chegará um dia, com toda a certeza, a um limite, quando o percentual dos nascimentos deverá, então, ser equivalente ao percentual dos falecimentos, fazendo com que o número de habitantes na Terra se torne estável.


Lembrando aos novos leitores, que temos no nosso blog diversas matérias a respeito da temática Reencarnação! E nessa seção "Perguntas e Respostas", todos leitores têm direito de nos enviar perguntas coerentes com a doutrina filosófica. Luz e amor a todos

Créditos: O Consolador

12 comentários:

  1. Sim: 21 bilhões de espíritos, associado aos avanços que possibilitam a maior expectativa de vida, equivale a uma maior concentração de espíritos do lado de cá. Ian Stevenson mostrou isso quando observou que o tempo do intervalo entre uma reencarnação e outra, na Índia, vem reduzindo de maneira consideravelmente impactante com o passar dos anos. É o que acontece no mundo todo.
    Grande abraço.
    Vinicius

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!Acho interessante observar os argumentos das pessoas para negar as verdades do espiritismo,é bom saber da maioria dos assuntos assim podemos argumentar..

    ResponderExcluir
  3. então o aumento da população aki não se deve ao fato dos seres humanos estarem se reproduzindo sem controle, sem planejamento? quando o número de encarnados se equilibrar com o número de desencarnados, e chegar ao seu limite, e ao mesmo tempo estes espíritos tiverem alcançado um nívevoluindo!el de evolução que não os obrigue a encarnar nesse planeta, isso significa que a reprodução aki não irá gerar nenhum ser?

    das duas, uma: ou os espíritos não cessam de ser criados, independente da nossa "necessidade" de reprodução aki, ou eles não estão

    ResponderExcluir
  4. então o aumento da população aki não se deve ao fato dos seres humanos estarem se reproduzindo sem controle, sem planejamento? quando o número de encarnados se equilibrar com o número de desencarnados, e chegar ao seu limite, e ao mesmo tempo estes espíritos tiverem alcançado um nível de evolução que não os obrigue a encarnar nesse planeta, isso significa que a reprodução aki não irá gerar nenhum ser?

    das duas, uma: ou os espíritos não cessam de ser criados, independente da nossa "necessidade" de reprodução aki, ou eles não estão evoluindo!

    (perdão, houve um pequeno erro de digitação, por isso postei denovo)

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo.
    Saiba que tive igualmente muitas dúvidas em relação à densidade demográfica, vista pelo lado de lá. Mas é preciso saber antes, que o objetivo final da evolução não é o número crescente do número de criaturas. A criação é obra exclusiva de Deus.
    E não se preocupe em evoluir, pois a Terra também o fará, como o está fazendo nesse período de transição, passando de um mundo onde predominam as provas e expiações, para um mundo onde predominará a regeneração do ser.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Espíritos, almas, santos, anjos, demônios e seja lá o que saiu da cabeça de homens desde que, por evolução, começaram a usar suas capacidades mentais, nada inexistente poderá alterar o crescimento populacional. Qualquer dúvida, citamos "Dawkins", "Sam Harris", "Sagan"e muitos outros,que poderão explicar em seus pensamentos verdades incontestáveis sobre crenças anti- científicas e irracionais. M. A. Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anônimo.
      Acho que voce está com muitas verdades incontestáveis na cabeça, como se elas realmente existissem! quantas já não foram derrubadas?
      Por outro lado, de onde tirou a idéia de que o espititismo é crença anti-cientifica?
      Acho que é voce quem deveria estudar mais. Vai por mim, Voce está passando vergonha....

      Excluir
  7. O ESPIRITISMO É UMA DOUTRINA SATÂNICA, POIS O APÓSTOLO PAULO DEIXOU REGISTRADO NA BÍBLIA, O SEGUINTE:

    "Aos homens está ordenado MORRER UMA SÓ VEZ, vindo depois disso O JUÍZO, ou seja, (O Julgamento de Deus por nossas obras boas ou más) - - HEBREUS 9:27

    NINGUÉM MORRE E VOLTA PARA POSSUIR OUTROS CORPOS.....

    E MAIS:

    ‎"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. ENTRE TI NÃO SE ACHARÁ QUEM QUEIME OS SEUS FILHOS NO FOGO, (EM DEVOÇÃO AO "deus" MOLOQUE), NEM ADIVINHADOR, nem PROGNO
    STICADOR, nem AGOUREIRO, nem FEITICEIRO; nem ENCANTADOR, nem quem consulte a um ESPÍRITO ADIVINHADOR, nem MÁGICO, nem QUEM CONSULTE OS MORTOS; (ESPÍRITAS: Allan Kardec - Chico Xavier), pois TODO AQUELE QUE FAZ TAL COISA É ABOMINAÇÃO AO SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti." DEUTERONÔMIO 18:9-12.
    __________________________________________________

    A SABEDORIA E A UNÇÃO DO APÓSTOLO PAULO, FARIA "Allan Kardec & Chico Xavier" RASTEJAREM NO CHÃO. POIS NENHUM ESPÍRITO DE ALGUM MORTO, VOLTA REENCARNADO EM OUTRA PESSOA.

    AO BANDIDO DA CRUZ, O SENHOR JESUS DISSE:
    "HOJE MESMO TU ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO, - Lucas 23:43.


    AQUELE HOMEM MORREU E O SEU ESPÍRITO JAMAIS VOLTOU PARA OUTROS CORPOS.ESSA DOUTRINA KARDECISTA, ESPÍRITA, É SATÂNICA.

    * SE VOCÊ NÃO GOSTOU DESTAS PALAVRAS, O PROBLEMA É SEU!!!

    A BÍBLIA É A VERDADE, NÃO O ESPIRITISMO DIABÓLICO E ANTICRISTÃO!


    FAZER "OBRAS DE CARIDADE NÃO LEVA NINGUÉM AO CÉU", A SALVAÇÃO VEM DE GRAÇA ATRAVÉS DO SANGUE DO SENHOR JESUS CRISTO - O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E ETERNO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus!!! Independente de religião ou crença, o respeito pela individualidade de cada ser é a maior prova de que realmente estamos preparados para viver em sociedade. Amigo, você perdeu ótima oportunidade de ficar calado...

      Excluir
    2. Olá, eu sou anonimo 2
      Eu concordo com o Junior em tudo que disse.
      Não há meio termo, ou voce acredita na Palavra ou não.
      Vamos supor que os evangelicos estejam certos e que depois da unica morte fisica voce tera o julgamento de Deus no seu kairós, no seu tempo. e depois disso ira para junto de Deus ou para o inferno, ou seja: 2 alternativas apenas.
      Vamos supor que os espiritas estejam certos e depois da nossa morte a gente vai e volta, vai volta num circulo vicioso ate que nao será mais necessario voltar, pois já será um ser evoluido.
      Morrer, os dois irao: evangelicos e espiritas. Para os espiritas todos voltam, de uma forma ou de outra. Para os evengelicos, não. Se um ou outro estiver errado que tem mais a perder?

      Fiquem na Paz.

      Excluir
    3. Nos encontraremos na vida espiritual, daí você me diz se sua maneira de interpretar a biblia estava certa e se realmente nós espíritas somos satânicos no sentido do seu entendimento.
      Obs: Não acreditamos que exista um ser eternamente voltado ao mal (Satâ como vc diz), somos cristãos e acreditamos na bondade e evolução, mas cada um tem um grau de desenvolvimento, não se pode esperar que uma criança que cursa o primário entenda matérias universitárias.

      Excluir
  8. Caro irmão junior nota-se claramente que vc ainda tem muito a aprender nesta e em outras vidas.

    1 O pai altissimo irá te julgar na mesma proporção a qual julgares os irmãos tomando-se como dono da verdade em suas palavras.

    2 A bíblia se vc estudar um pouco a história do cristianismo foi adulterada por constantino que era ateu e para não perder o poder aceitou o cristinismo, mas para isso fez profundos cortes e modificações nas escrituras sagradas.

    3 Paulo de Tarso foi um grande perseguidor do mestre jesus, tendo no deserto encontrado sua redenção. Durante a sua jornada crista ele teve muitas ajudas dos irmão encarnados(ajuda material) e desencarnados a qual lhe ditavam por via mediúnica as tais epistolas que ele escreveu.

    4 Nem todas as verdades foram reveladas naquela época pois o homem não tinha capacidade de entendimento. Outras foram adulteradas em benefício da igreja.

    5 O próprio cristo diz que aquele que não nascer de novo não podera entrar no reino do pai.

    6 Jesus sempre pregou na absoluta humildade, diferente das igrejas de ouro que vemos nos dias de hj e por pessoas com comportamento anti-cristão como os da sua pessoa.

    7 Antes de criticar estude os dois lados da moeda, estudo o espiritismo a 4 anos e estudei a bíblia desde moleque, começando pela testemunha de jeová até a adventista do sétimo dia, ou seja tenho conhecimento de causa para falar a respeito. Mas pelo que vi vc falar por puro preconceito da doutrina prometida pelo cristo que veio desmascarar as farsas das religiões atuais. Então caro irmão estude primeiro antes de fazer comentários sem fundamentos.

    8 Cristo não é deus, ele disse aliviarei o seu julgo e não retirarei o seu julgo, Deus é deus, jesus é o nosso governate de orbe. Um espírito puro.

    Abraços do seu irmão que lhe tenta colocar um pouco de esclarecimento.
    Quanto a questão acima vale mensionar também que deus está sempre criando novas almas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...