segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

André Luiz

O espírito que conhecemos como André Luiz, em sua última encarnação foi um médico brasileiro residente no Rio de Janeiro. Com bons conhecimentos científicos e grande capacidade de observação, foi-lhe permitido relatar, através do médium Francisco Cândido Xavier, suas experiências como desencarnado. Desejando manter o anonimato - possivelmente respeitando parentes ainda encarnados - quando questionado sobre seu nome, respondeu adotando o nome de um dos irmãos de Chico Xavier. 

Alguns espíritas, talvez mais levados pela curiosidade do que por fins práticos, já criaram algunas hipóteses sobre a identificação do médico carioca desencarnado, mas são apenas especulações sem maior solidez ou confirmação pelo próprio André Luiz. O primeiro livro de André Luiz é de 1943. Neste livro ele descreve sua chegada ao plano espiritual, iniciando pelo período de pertubação imediato após a morte, seguindo pelo seu restabelecimento e primeiras atividades,  até o momento em que se torna "cidadão" de "Nosso Lar", colônia espiritual que dá nome ao livro. 

A obra medíunica de André Luiz teve - e ainda tem - uma influência considerável sobre o movimento espírita. Suas descrições do plano espiritual - tornando mais preciso e detalhado nosso conhecimento do mesmo - estabeleceram novo patamar de compreensão da vida espiritual, também incentivaram a criação de instituições espíritas devotadas as atividades assistências e grupos de estudos inumeráveis. Por exemplo, temos as "Casas André Luiz" e o "Grupo Espírita Nosso Lar", que se dedicam ao atendimento de crianças deficientes; a "Casa Transitória Fabiano de Cristo", que se  dedica ao atendimento de gestantes carentes; o grupo "Os Mensageiros" que se dedica a distribuição gratuita de mensagens espíritas; a própria Associação Médico-Espírita, que tem aprofundado o estudo das obras mediúnicas de André Luiz e suas relações com a prática médica.


É interessante observar que o primeiro livro de André Luiz causou grande impacto pela novidade de suas informações, alguns chegaram a contestar suas descrições de uma vida espiritual muito semelhante a que levamos na Terra, mas o acúmulo de evidências - deste mensagens descrevendo de modo fragmentário a vida espiritual, até obras completas de outros espíritos, por médiuns como Yvonne A. Pereira - provaram sua veracidade. O mais curioso é que descrições semelhantes já existiam desde os primeiros tempos do "Modern Spiritualism" - por exemplo, as que foram registradas por Andrew Jackson Davis (nasc. 1826 - desenc. 1910) - mas tinham caido no esquecimento. 

Citação notável de André Luiz: "Quero trabalhar e conhecer a satisfação dos cooperadores anônimos da felicidade alheia. Procurarei a prodigiosa luz da fraternidade através do serviço às criaturas, olvidando o próprio nome que deixo para trás por amor a Deus e a elas. Revisto-me transitoriamente de outra personagem para melhor ensinar e amparar. Sou André Luiz."

André Luiz concedeu ao diretor  do Anuário Espírita para a edição de 1964, n.º 1, André Luiz (espírito) respondeu as perguntas formuladas de números ímpares através do médium Waldo Vieira e as de  números pares através do médium Francisco C. Xavier (método usado para evitar fraudes e controvérsias).

Para conferir a entrevista que diz respeito a diversos assuntos (inclusive uma curiosidade sobre a posição geográfica do Nosso Lar, que seria aproximadamente sobre o Rio de Janeiro) basta clicar aqui.

Além disso, todos sabem da grande produção cinematográfica do filme Nosso Lar, que conta a história e trajetória de André Luiz. Caso não tenha visto ainda, confira o trailer:


OBS: Ao que tudo indica, o filme Nosso Lar em breve será lançado nos EUA. Eles estão em avançadas negociações para conseguir esse feito! Será uma ótima forma de divulgar essa propaganda espírita.




8 comentários:

  1. Muito legal o post! E se você não acredita , não ofenda os outros Márcio! ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que é mais engraçado? É que todas as pessoas que aparecem por aqui, acreditam em Deus, pelo menos é isso que dizem, né?! Mas não consigo entender algumas coisas... Se acreditam em Deus, acreditam também nas palavras de Jesus. Então uma pergunta... Onde está o respeito, o amor ao próximo, a tolerância? Vejo alguns comentários, que são totalmente o inverso do que nos foi ensinado por Jesus. Vejo muita ignorância de atitudes e pensamentos. E acho também, que para quem acredita muito em Deus (segundo vcs mesmos), falam muito em "diabo". Se suas crenças são diferentes das nossas, ótimo, vivam em paz. Sabemos respeitar vocês, então por favor, nos respeitem também.

    Ótimo texto, ótimo blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Tem um Blog? Quer Vende-lo? Acesse:
    http://www.comprarblog.tk

    ResponderExcluir
  4. Incrível como tem tanta gente ignorante neste mundo não é dona ANÔNIMA ? Que prefere o desespero alicerçado a fins lucrativos das igrejas à luz do entendimento, da tranquilidade e da fraternidade espiritual.
    Mas é isso ai respeito sua opnião e suas crenças, apesar de não fazeres o mesmo, e a minha certeza é de quê quando encararmos a realidade pós morte ou a minha ou a sua não adiantará nada ficar ANÔNIMO teremos que arcar com cada ato negativo ou positivo de nossas vivências carnais, e ah! não adiantará querer fugir pela JANELA heim.

    ResponderExcluir
  5. Apaguem o post de cima escrito as 17:32 o de baixo está completo.

    ResponderExcluir
  6. concordo que cada pessoa tem que formar sua própria opinião sobre o que é a verdade. para muitas pessoas a verdade é aquela que o chefe de sua igreja falar, acredito na máxima de cristo quando ele diz: buscai a verdade pois a verdade voz libertará., para mim o espiritismo já nos mostrou inumeras provas da suas verdades, por isso eu dou a dica para aqueles que ainda não conhecem as verdades sobre a espiritualidade, pesquisem pois a internet tem como mostrar estes fatos catalogados e estudados por pessoas sérias e idôneas, assim voçês terão como formar suas próprias opiniões. fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  7. O criador do texto errou ao não explicar a foto de Carlos Chagas. A explicação é que alguns espíritas acreditam que o espiríto André Luiz seja a rencarnação do médico Carlos Chagas.
    Outra coisa...um pouco de respeito as outras religiões não faz mal a ninguem. Acredito que todos nós aqui na terra não temos certeza de nada, ou pra onde vamos depois da morte, portanto deve-se sempre respeitar a crença alheia, afinal não sabemos quem esta realmente certo

    ResponderExcluir
  8. é tudo questão de percepção, não existe uma verdade unica e absoluta. só deviamos respeitar a verdade dos outros, e não falar com nojo, como foi falado ''esses espiritas...'' ou ''esses crentes''. uma coisa que aprendi com a doutrina, é que vc não deve julgar se um dia vc não quer ser julgado, o que é obvio. o que importa nessa vida é as coisas boas que vc faz com os outros e consigo mesmo, julgar e desvalorizar os outros nao ajuda nada haha. e assim, acho que o exemplo da janela foi um tanto fraca, pois ladrão é quem entra sem ser convidado e para furtar alguns bens, ladrões podem muito bem entrar pela porta... mas enfim, cada um com a sua verdade, lembrando que ela vem principalmente do lugar da onde vc veio, ou vc acha que se tivesse nascido no oriente medio ou em algum outro lugar teria essa verdade?por isso eu digo, nao existe uma verdade absoluta, cada um caminha do jeito que bem entende. é isso, abraços a todos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...