domingo, 19 de junho de 2011

A Música e o Espiritismo

Esta matéria se encontra no blog Luz Espírita, nosso parceiro. A matéria original saiu na Revista Pedagogia Espírita.

Gioachino Rossini foi um compositor erudito italiano, muito famoso em sua época, que viveu entre 1792 e 1868


MENSAGEM DE ROSSINI

“A influência da música sobre a alma, sobre o seu progresso moral, é reconhecida por todo o mundo; mas a razão dessa influência é geralmente ignorada. Sua razão está inteiramente neste fato: que a harmonia coloca a alma sob a força de um sentimento que a desmaterializa. Este sentimento existe em um certo grau, mas onde esquece, por um instante, os grosseiros prazeres que prefere à divina harmonia.”
“Oh! Sim, o Espiritismo terá influência sobre a música! Como isso seria de outro modo? Seu advento mudará a arte, depurando-a. Sua fonte é divina, sua força a conduzirá por toda a parte onde haja homens para a amar, para se elevar e para compreender. Tornar-se-á o ideal a e objetivo dos artistas. Pintores, escultores, compositores, poetas, pedir-lhe-ão as suas inspirações, e ele as fornecerá, por é rico, é inesgotável. O Espírito do maestro Rossini, numa nova existência, retornará para continuar a arte que considera como a primeira de todas; o Espiritismo será o seu símbolo e o inspirador de suas composições”. Rossini.
(Rossini – Obras Póstumas – A Música Espírita)

A MÚSICA EM O LIVRO DOS ESPÍRITOS

“- Queres falar de vossa música?
O que é ela diante da música celeste? Desta harmonia que nada sobre a Terra pode vos dar uma idéia? Uma é para a outra o que o canto do selvagem é para a suave melodia. Entretanto, os Espíritos vulgares podem experimentar um certo prazer em ouvir a vossa música, porque não são ainda capazes de compreender outra mais sublime. A música tem para os Espíritos encantos infinitos, em razão de suas qualidades sensitivas muito desenvolvidas. Refiro-me à música celeste, que é tudo o que a imaginação espiritual pode conceber de mais belo e de mais suave.”
( O Livro dos Espíritos – questão 251)

MÚSICA E EDUCAÇÃO

O ritmo está presente na criança a partir de seu próprio organismo: o compasso das batidas do coração, o ritmo compassado do andar, o balançar dos braços, a seqüência interminável do dia e da noite, os horários das refeições, do descanso, tudo à sua volta fala que o universo está envolvido em ritmo harmonioso.
A criança pequena não aprende por conceitos abstratos que falam ao cérebro, mas está mais aberta ao ritmo e ao sentimento que a música transmite. O ritmo e a harmonia da música auxiliam a sua harmonização interior. Assim, letras simples e objetivas, em ritmo harmonioso alcançarão o coração infantil de forma adequada.
O elemento melódico da música, em harmonia com o ritmo, embala a própria alma, ativando os movimentos interiores do Espírito. A arte melódica-harmônica-rítmica da música atinge as profundezas da alma, transportando o ser espiritual para as esferas superiores da vida, através da inspiração superior, atingindo as vibrações do mundo espiritual elevado e nobre.
A música representa elevada interação vertical com as esferas espirituais. Mediante essa vivência, em nível espiritual, o sentir e o querer se harmonizam, aprimorando o sentimento e o lado moral da vida.

MÚSICA, VIBRAÇÃO E SINTONIA

A música é vibração e pode estimular o Espírito, provando sensações de nível superior, permitindo vibrarmos em sintonia com esse algo superior, despertando a essência Divina que dorme em cada um de nós. Ao vibrar, sintonizamos com vibrações sutis que pululam no Universo. Podemos sentir vibrações que, por outros meios não sentiríamos, emoções novas brotam na alma, levando o Espírito a querer evoluir. A música representa, pois, elevada interação vertical com as esferas superiores da vida universal.

Fonte: http://www.pedagogiaespirita.org/



Nada melhor, que encerrar esta matéria exibindo algumas de suas composições:

O Barbeiro de Sevilha

William Tell Overture: Final

Hymne à Napoleon III et à Son Vaillant Peuple

9 comentários:

  1. Nada contra espiritismo, mas eu fico impressionado como uma religião perdura a tanto tempo sem nunca ter provado nada. É que nem o Chico Xavier, já foi provado que ele forjava psicografias e afins e mesmo assim as pessoas acreditam nele, fazem filmes etc. É muito fácil fingir uma psicografia ou coisas do tipo, não tem como a pessoa em questão afirmar se é verdade porque está morta. Psicografias de pessoas estrangeiras é melhor ainda, pois misteriosamente elas escrevem em português... ou seja o segundo plano além de ser o paraíso é um intensivão de línguas e afins... Não que eu seja um descrente, mas o pior é quando questiono pessoas espíritas sobre isso e as mesmas se ofendem, ou dão respostas sem fundamento. Sei lá, acho que quando faltam respostas para simples questões é porque existe falta de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que você não conheça o espiritismo, podes não acreditar, mas não julgue. Não tem como fingir psicografias,pois eram espirítos que incorporavam no Chico Xavier e escreviam, tanto que a letra não era igual a de Chico, mas sim, eram as letras de uma pessoa desencarnada. E as histórias que as cartas contam, só as pessoas da família sabiam, não tinha como ele saber. Assista o filme de Chico Xavier, que sabe você passa a conhecer e refletir sobre isso.

      Excluir
    2. Nan, seu discurso só mostra o quanto vc pesquisou pouco sobre o assunto.Por exemplo, Chico psicografou em várias línguas com um grau de instrução muito baixo. Inclusive estrangeiros foram para Minas para vê-lo pessoalmente psicografar em inglês e o fizeram.E não foi provado que ele é uma farsa, na verdade isso é uma suspeita que nunca foi provada e é simples: há muito mais pessoas para testemunharem que é verdade do que para desmentir porque conviveram com ele e tiveram provas da autenticidade do que foi relatado sobre ele. Estude sobre as muitas pessoas céticas como vc viraram defensores fervorosos de Chico ao terem provas experienciaias na presença dele. Enfim, critique quando tiver conhecimento de causa, pois a crítica sem fundamento e base de pesquisa soa como ignorância pura. Vc tem direito de duvidar, mas não de atacar por mero despeito.Avalie-se!

      Excluir
  2. não existe provas de que o chico xavier forjava as psicografias.

    vc tbm é bem desinformada

    ResponderExcluir
  3. O espiritismo não precisa provar nada, aliás, qual religião já provou algo? O espiritismo não se vê, se sente.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkk
    essa é boa, aonde se foi provado que o xico forjava as psicografias?
    Acho que vc deveria se informar melhor antes de vir fazer esse tipo de comentario! è como disse o Caio, qual religiao ja provou alguma coisa? alias, muitas são bastantes contraditorias, o espiritismo nos da muitas respostas que não temos em outros lugares, pq o mundo é tão injusto? Pq uns tem tanto e outros tão pouco se Deus ama seus filhos incondicionalmente e de forma igual? o espiritismo nos da muitas respostas para isso. O problema é que as vezes as pessoas esquecem de procurar a Deus, e ficam criticando a forma dos outros pensarem, seja com os espiritas, catolicos ou evangelicos. Temos que aprender que nenhuma religião tem a verdade absoluta, que é so um caminho para nos aproximar de Deus. Quando queremos aprender e evoluir, nenhum caminho é mais certo que o outro. Convivemos e acreditamos naquilo que mais precisamos nessa existencia

    ResponderExcluir
  5. Nossa... cada comentário ignorante que por vezes leio que so por Deus. É incrível a capacidade cética do ser humano a tudo! Eu não entendo, como muitas pessoas conseguem acreditar em um Deus que não se vê se ao menos acreditam em si mesmas? nem ao menos acreditam no próprio espírito? Nem sabem oque fazem nesse mundo porque criaturas assim se encontram mergulhadas ao materialismo, cegas e incapazes de raciocinar de verdade. É triste, mas tem gente que ainda acredita que após a morte ressussitará no mesmo corpo, levantará da tumba rumo aos céus... e o pior.. tem gente que acredita que cristo foi cruxificado morrendo na cruz de verdade. Cristo foi um homem e viveu como tal, a diferença é que ele sabia mais do que todos e tentou passar seu conhecimento a todos quanto podia cumprindo sua missão terrena. Com crendices errônicas o homem sobreviveu até os tempos atuais e pasmem... isso explica a situação lastimável em que se encontra o mundo hoje.

    ResponderExcluir
  6. Vocês não se lembram da fraude de Otlia Diogo a Irmã Josefa??? Se aquilo não é farsa não sei em qual realidade vocês vivem. O próprio Waldo Vieira admitiu que nada daquilo aconteceu... Depois desse papelão resta alguma dúvida de que ele não enganava o povo? E as psicografias que ele fez de um garoto que a cada carta ele mudava a forma de escrever porque os familiares achavam que a carta não condizia com a linguagem e gírias que o garoto falava em vida? Cada carta ele alterava até conseguir convencer a família. Isso também tem vários tópicos que se vocês procurassem saberiam.

    Melhor de tudo é q falam muito e não tem nenhum argumento forte á favor do espiritismo além de especulações. Na boa se vocês tem isso como filosofia de vida ou o que seja, ao menos deveriam poder responder questões simples, como o fato de "médiuns" brasileiros psicografarem em português cartas de pessoas que nunca souberam falar a língua em vida. Porque existe todo aquele questionário antes dos cultos para coletar informações dos fiéis? os espíritos não podem se identificar e identificar seus parentes ali presente?

    ResponderExcluir
  7. "Na boa", como diz você, Nan , para entender Jesus o povo ficava a Seu lado e mesmo assim Ele disse: "Não entendeis as coisas da Terra, como pretendeis entender as coisas do meu Pai?
    Quer entender o Espiritismo? Vai ler as obras de Kardec, vai estudar; os argumentos vai encontrar de sobra. O espiritismo não precisa provar nada a quem não quer aprofundar-se no assunto. Não é só ir ver como funciona tudo e perguntar. É ter olhos de ver e ouvidos que ouvem.
    - O que você quer que Eu faça?
    - que eu veja, Senhor
    E é assim e assim se fez. Muita paz para você, NAN

    Yara Lima Oliveira - BA - BR

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...